by Mateus Fernandes
Published on: Jun 5, 2004
Topic:
Type: Opinions

Parlamento Internacional de Juventude


Existe no jovem um grande potencial para ser protagonista e empreender no contexto social em que vive. Uma dificuldade que se tem apresentado à juventude é encontrar os meios de participação – o que, como e onde fazer. Pesquisas revelam que 94% dos universitários demonstraram interesse em participar de algum projeto social. Mas apenas 21% já participam de algum. Esta é uma rara oportunidade de potencializar dos meios de participação para a juventude brasileira.´

Com o slogan “Melhores líderes para um mundo melhor”, o Parlamento Jovem Internacional 2004 (International Youth Parliament) é um rico espaço de reflexão e ação formado por 250 jovens, entre 18 e 25 anos, de 163 países que trabalharão em Sydney, Austrália, de 05 a 12 de julho de 2004 pelo desenvolvimento global através de atividades locais.

Os temas abordados vão desde educação, AIDS e empregabilidade de jovens, até migração, agricultura, paz e direitos humanos, passando por saúde, água potável, cultura jovem, tecnologia e organismos internacionais de negociação. O foco principal das discussões é a Globalização e seus efeitos para a juventude mundial – “Raramente considerados, extremamente afetados”.

Este Fórum é de extrema importância por tratar-se do lançamento da plataforma para uma jornada de dois anos de trabalho. Entre julho de 2004 e julho de 2006, os delegados brasileiros serão Parceiros de Ação (Action Parteners) da Oxfam no nosso país. A Oxfam selecionou estes jovens brasileiros dentre mais de 2000 candidatos do mundo inteiro. E agora queremos fazer jus a essa criteriosa seleção. A Oxfam International é uma confederação de 12 organizações que trabalham junto em mais de 100 países achar soluções duradouras para a pobreza, o sofrimento e a injustiça.

Mas que planos são estes? Essa Delegação que tem como característica a diversidade. Isso tornará as ações dos membros ainda mais ricas, já que os jovens de 5 diferentes cidades de norte a sul do país pensaram durante vários meses para elaborarem seus Planos de Ação. Há idéias de desenvolvimento local, revitalização de cidades, mobilização e articulação de juventude, cultura e educação para a paz e empreendedorismo político. A conexão entre todas essas propostas é o "plano dos 5 passos”, quais sejam “1. mapear organizações”, “2. criar espaços para encontros informais", “3. construir e disseminar uma agenda comum", “4. desenhar um projeto para encontros formais" e “5. planejar ações conjuntas, pensando em como poderemos trabalhar como uma coalizão”.

De tudo isso, fica a idéia de que o grupo trabalha com o sonho de, em um futuro próximo, ver criado um Centro de Juventude, construindo uma plataforma de líderes jovens que participem de processos de tomada de decisão, tanto em nível nacional quanto internacional. Se nós pudermos estar juntos, nós poderemos ser mais fortes para, ao mesmo tempo, cobrar as mudanças necessárias e fazê-las nós mesmos.

A necessidade fundamental nesse momento é mobilizar recursos para a participação dos delegados brasileiros no Parlamento Jovem Internacional, através do custeio de suas passagens aéreas e demais taxas para participação no evento. As formas de cooperação são diversas, portanto, o contato direto com a Delegação possibilitará um estudo das melhores formas de tornar esta oportunidade um realidade.

--------------------------------------------------------------------------------

Mateus é um dos delegados brasileiros. Atualmente é Diretor Técnico do Grupo Interagir e tem 22 anos. Juntamente com outros 5 jovens pretende estar na Austrália em Julho.

Os outros delegados são Larissa Cavalcanti (18), Marina Macêdo (24), Edson Cardoso (22), Pedro Henrique (21) e Renata Florentino (20).

Deixe seu recado para a Delegação no nosso Fórum em: http://www.protagonismojuvenil.org.br/iyp2004/forum/toast.asp.


Site oficial do evento em: http://www.iyp.oxfam.org/

Resumo Executivo do projeto da Delegação Brasileira em: http://www.protagonismojuvenil.org.br/Noticias/ResumoExecutivo_IYP2004.pdf


« return.