by Luciana Brasil
Published on: May 14, 2009
Topic:
Type: Experiences

Neste final de semana, como de praxe, participei de mais uma corrida, esporte ao qual me dedico com paixão!
Não é usual, mas antes da corrida eles colocaram o Hino Nacional, aquele antigo, do bolachão empoeirado, rasgando... Não pude me conter em observar as caras dos corredores, que em sua grande maioria, assim como eu, só escutam o Hino nacional antes de alguma partida de futebol, principalmente na Copa do Mundo.
Não sei, mas pela primeira vez, parei para observar o que o Hino significava, incorporando toda aquela riquíssima letra e interpretando o significado de cada frase. Me arrepiei. Acho que sempre tive essa reação, mas não como algo totalmente observado. Me arrepiei porque sinto que faço parte desse Brasil tão bem caracterizado, em sua profunda essência.
É impossível não se sentir emocionado! Tudo começa com "povo heróico", "sol da liberdade". Depois, "formoso céu, risonho e límpido"... já estou arrepiada só de escrever!
Mas, nada comparado ao final da primeira parte:
"Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"
Não os vem a cabeça tudo aquilo que o nosso país tem de melhor?! Os melhores sorrisos, as melhores praias, os maiores corações, a melhor comida, a diversidade cultural e racial, a fauna e a flora, a Bahia, o Rio, Barra do Corda, São Paulo, Búzios, Brasília, Manaus, Belém... É beleza é irradiante e extensiva. nem parece ter fim!
Díficil pelo menos um desses detalhes não habitar no coração de cada brasileiro.
Apesar dos pesares, da corrupção, da desigualdade social, tenho o peito cheio do meu país e do meu povo.
As coisas podem mudar, por que, afinal de contas, "EU SOU BRASILEIRA, E NÃO DESISTO NUNCA!!!"


« return.